Oxygēne para Médicos
Somos a primeira clínica em Manaus a se dedicar exclusivamente à Medicina Hiperbárica, com tratamentos que trazem conforto e bem-estar corporal.
Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, fornecendo serviços de excelência, de forma humanizada, ética e respeitando as necessidades
Entenda o método
A oxigenoterapia hiperbárica de baixa pressão (HBOT) é um tratamento realizado dentro de uma câmara hiperbárica, uma câmara pressurizada na qual é oferecida uma quantidade maior de oxigênio puro em comparação com o ambiente externo.
A alta concentração de oxigênio a uma pressão superior ao normal causa efeitos fisiológicos positivos em todas as células do organismo ao aumentar o volume de oxigênio na corrente sanguínea.
O resultado é o combate a infecções bacterianas, além da normalização da cicatrização de feridas crônicas ou agudas.
A Medicina Hiperbárica é responsável pelo estudo e implementação de normas técnicas e de segurança em ambientes pressurizados, aplicados para o tratamento de patologias causadas pelas variações de pressão sobre o organismo humano. Também neutraliza substâncias tóxicas e potencializa a ação de certos antibióticos, tornando-os mais eficientes.
A Medicina Hiperbárica não beneficia somente pessoas com problemas de saúde – um exemplo: segundo estudos realizados em uma universidade de Tel Aviv, em Israel, a terapia entre pessoas saudáveis reduziu as células senescentes (desgastadas, enfraquecidas) em até 37%, abrindo caminho para crescimento de novas células saudáveis.
Artigos científicos
que tratam do uso da oxigenoterapia hiperbárica para rejuvenescimento da pele e outros benefícios. Estes são artigos escritos em inglês, embora já existam artigos escritos em português brasileiros sobre o assunto. Aqui estão eles:
Oxigenoterapia hiperbárica induz alterações no transcriptoma em idosos: um estudo prospectivo
Artigo em inglês publicado em novembro de 2021 no periódico científico Aging (https://www.aging-us.com/), especializado em biomedicina.
O desenvolvimento da oxigenoterapia hiperbárica para o rejuvenescimento da pele e o tratamento do fotoenvelhecimento
Artigo em inglês publicado em abril de 2014 na revista científica Medical Gas Research (https://www.medgasres.com/), especializada em neurobiologia e aspectos multidisciplinares da pesquisa de gases medicinais e sua aplicação em distúrbios relacionados.
Tratamento com oxigênio hiperbárico induz a expressão de genes antioxidantes
Artigo em inglês publicado em 2010 em Annals of the New York Academy of Sciences (https://nyaspubs.onlinelibrary.wiley.com/journal/17496632). O artigo trata dos potenciais efeitos benéficos do oxigênio hiperbárico e mudanças globais na expressão gênica em células endoteliais humanas após exposição hiperbárica comparável a um tratamento clínico.
Uma única sessão de oxigenoterapia hiperbárica demonstra efeitos de neuroplasticidade agudos e duradouros em humanos: um ensaio clínico controlado, randomizado e replicado
Artigo em inglês publicado em 2019 em Journal of Pain Research (https://www.dovepress.com/journal-of-pain-research-journal). Estudos em animais já demonstraram propriedades anti-inflamatórias da oxigenação hiperbárica. Já os dados fisiológicos em humanos ainda são escassos, mas demonstraram resultados de interesse para a medicina. O objetivo deste estudo foi confirmar descobertas anteriores usando usando um desenho de estudo cruzado, randomizado, controlado por um examinador às cegas.
A oxigenoterapia hiperbárica aumenta o comprimento dos telômeros e diminui a imunosenescência em células sanguíneas isoladas: um estudo prospectivo
Artigo em inglês publicado publicado em 2021 no periódico científico Aging (https://www.aging-us.com/), especializado em biomedicina.
Exposições hiperóxicas intermitentes repetidas, que usem certos protocolos de oxigenoterapia hiperbárica (OHB), podem induzir efeitos regenerativos. O estudo tem o objetivo de avaliar se a OHB afeta as concentrações de células TL e senescentes em uma população adulta normal, não patológica e envelhecida.
O efeito da oxigenoterapia hiperbárica na fisiopatologia do envelhecimento cutâneo: um ensaio clínico prospectivo
Artigo em inglês publicado publicado em 2021 no periódico científico Aging (https://www.aging-us.com/), especializado em biomedicina.
A OHB pode ter como alvo marcas comuns do envelhecimento, incluindo encurtamento dos telômeros, depuração de células senescentes e angiogênese. O objetivo do estudo é avaliar os efeitos da OHB na pele de uma população envelhecida normal e não patológica.